A ONG Nossa Vida, Sua Vida nasceu em 9 de maio de 2007, na casa da coordenadora Vera Pinto. Eles impactam a vida de 65 famílias diretamente, com oficinas artísticas e outras atividades, e ainda auxiliam cerca de 280 pessoas por meio das ações solidárias que promovem.
Entre as atividades ofertadas estão: acompanhamento escolar e psicológico, oficinas de teatro, dança, artes plásticas, canto, violão, percussão, artesanato, corte e costura, judô e também fisioterapia em grupo. Atualmente, a sede fica localizada em uma pequena casa alugada na Vila Schirmer, localizada na rua João Leinz, 421.Além dos editais que incentivam a cultura e o auxílio de patrocinadores, que financiam os projetos como Super Ação Através da Arte, Palco Aberto e As Estrelas do Bairro, a ONG também tem parceria com o Banco de Alimentos de Santa Maria, que doa cerca de 36 cestas básicas para distribuir entre as pessoas do bairro. Eles recebem todos os tipos de doação, mas enfatizam a necessidade mais urgente de alimentos e produtos de limpeza. Os integrantes da ONG se mobilizam para vender risoto em algumas ocasiões especiais e finais de semana como forma de levantar fundos para pagar o aluguel e manter o local ativo.
Leia também
Revista Mix: as Estrelas do Bairro estão prontas para brilhar!Espetáculos, shows e brechós: confira as dicas para curtir o fim de semana em Santa MariaEvento no fim do ano deverá marcar a reabertura do Parque Oásis, em Itaara
Quais são os elementos que fazem a ONG prosperar há tantos anos?
“A seriedade e o comprometimento. Além da Vera, coordenadora da ONG, que é uma pessoa incansável em prol do projeto. Nos comprometemos com as famílias, crianças e adolescentes do bairro. Apresentações como essa do teatro são muito importantes para essa meninada porque é uma oportunidade deles crescerem como cidadãos. A única forma de mudarmos uma sociedade, da periferia principalmente, é através do estudo”. Luiz Alberto Valente Pinto (Beto), presidente da ONG.
“Existe muito amor, dedicação e respeito. A Vera e o Beto ensinam a cuidar pelo exemplo, são pessoas que ajudam sem esperar nada em troca. A ONG consegue funcionar mesmo com todos os problemas estruturais porque tem muito amor e união. O bairro se vê pertencente dentro deste espaço. É uma ação conjunta, que dá certo graças a contribuição de cada família, profissional, apoiador e da coordenação”. Djenifer Nascimento, professora de dança.
“O nosso comprometimento com as crianças, e muito esforço também. O que faz ter sucesso e o que mantém o projeto são as empresas acreditarem no trabalho e os editais como Lei Rouanet e LIC. O que fazemos não é um trabalho simplesmente que envolve arte. Nós ensinamos, inclusive, uma ética. Em vez de eles estarem na rua fazendo outras coisas no horário inverso das aulas, estão aqui, aprendendo”. Marcos Caye Lara, professor de teatro.
Como participar do projeto?
Voluntário – As vagas para voluntários no início do primeiro e do segundo semestre do ano. É necessário fazer entrevista e assinar o termo de voluntariado.Beneficiados – As vagas para inscrições nas oficinas abrem no primeiro e segundo semestre do ano. Cada beneficiado precisa comprovar baixa renda e assinar a ficha de inscrição.Como doar – Entrar em contato pelo telefone do presidente da ONG, Luiz Alberto Pinto (55) 99179-4554 ou levar a doação na sede, localizada na rua João Leinz, 421.
Leia mais notícias de Cultura